O milagre da Laranja de Silves!

Fonte: Blog Turma do Vinho

Fonte: Blog Turma do Vinho

Transformar a fruta em vinho! A ideia é de um casal britânico que acredita no potencial inovador do produto. Para já precisam de investidor e apoio técnico para produzir a bebida para comercialização.

Um excelente souvenir para os turistas ou um ingrediente indispensável nas receitas de chefs de cozinha. É esta a expetativa que o casal Nick e Stella Downs tem sobre o novo vinho de laranja.

Há 14 anos a viver em Silves, o britânico contou à agência Lusa que em Inglaterra produziu vinhos durante 40 anos, nomeadamente a partir de maçãs. Agora, o recurso à laranja está a dar-lhe algumas dores de cabeça. A culpa é das limitações técnicas da sua adega laboratório caseiro e das temperaturas elevadas do Algarve.

“As laranjas são uma matéria-prima magnífica. São mais interessantes para mim do que as maçãs, mas são também um desafio maior”, confessou. A matéria-prima para obter a bebida é comprada a produtores locais, sendo que para produzir um litro de vinho é necessário um quilo de fruta. Depois de espremidas manualmente só dão origem ao vinho após o líquido ter sido mantido durante um ano, ou mais, em barris de carvalho. Para além das laranjas, também são usadas no processo tangerinas mas, admite, ainda está à procura da fórmula ideal, pois há muitas espécies de laranjas.

“Estamos à procura de alguém que esteja realmente interessado em transformar fruta em vinho”, reforça Nick.  A mulher Stella, de 70 anos, compara a bebida idealizada pelo casal a um xerez, vinho branco produzido em Espanha, referindo tratar-se de uma bebida especialmente apelativa para as mulheres. Outra opção é o seu uso na culinária, enquanto “ingrediente secreto”!

Embora pouco conhecido em Portugal, o vinho frutado é muito comum em Inglaterra. Na Índia e no Brasil já existe uma produção de vinho a partir de laranjas.

Fonte: Lusa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s