Consumo oscila com medidas do Governo

D.R.

D.R.

As vendas de produtos alimentares, bazar e perecíveis nos hiper e supermercados subiram 0,8% em 2013. Contudo, decisões como o chumbo do diploma sobre a convergência das pensões levou a quebras do consumo, adianta a APED.

De acordo com a diretora-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Ana Trigo Morais, “trata-se de dados provisórios (dado referentes até 22 de dezembro) e não são representativos do setor” uma vez que “não estão avaliados os restantes segmentos.”

Com as vendas a acelerar no terceiro trimestre quase 6% e a registarem “um pico em Novembro”, com a antecipação das compras de Natal, porém nem tudo são boas notícias. No relatório divulgado é também possível constatar que as medidas governamentais têm impacto direto na contenção e redução do consumo. Foi o que aconteceu na segunda semana de Dezembro, em que se assistiu a “uma desaceleração de crescimento”.

Ana Trigo Morais referiu ainda que os dados indicam que na semana em que o Tribunal Constitucional chumbou o diploma sobre a convergência das pensões (19 de Dezembro) se assistiu também a uma quebra do consumo. Mesmo assim, “o ano de 2013 correu melhor do que era esperado. Agora o retalho especializado e não alimentar começa a recuperar”, reforça.

Para 2014, a APED acredita que “vai ser um outro ano em que os retalhistas vão continuar a construir propostas de valor em função dos rendimentos dos consumidores”. Por isso, a diretora-geral, espera que o sector não alimentar e o retalho especializado, “que foram as grandes vítimas da crise” no consumo em Portugal, entrem “em território de recuperação de vendas”.

Com Lusa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s