Bebidas energéticas só para adultos

D.R.

D.R.

A rede britânica de supermercados Morrisons proibiu a venda de bebidas energéticas com altos teores de cafeína a menores de 16 anos. Em causa o risco de que altas dosagens de cafeína provocarem efeitos nocivos na saúde.

As restrições aplicam-se a marcas de energéticos que contém mais de 150 mg de cafeína por litro, ou seja, a marcas como a Red Bull (320 mg), Monster (338 mg) e Relenttless (320 mg). A Morrisons é a primeira grande rede britânica a impor restrições à compra desse tipo de produto.

“Entendemos a preocupação sobre o impacto potencial de bebidas energéticas com alto teor de cafeína sobre os jovens e estamos a dar passos para tratar a questão”, disse a porta-voz da rede Claire Johnson.

As bebidas energéticas são ricas em açúcares, cafeína e taurina . Pouco se sabe sobre os efeitos de seu uso intenso ou contínuo sobre o organismo. Gavin Partington, da Associação Britânica de Refrigerantes, acrescenta ainda: “Existe um código de procedimentos que diz que refrigerantes com grande teor de cafeína não são adequados para crianças. Ele especifica que essa informação tem que constar de forma clara nos rótulos dessas bebidas.”

A medida adotada pela rede de supermercados surge após a divulgação de uma pesquisa que concluiu que um em cada 20 estudantes adolescentes substituiu o café da manhã por uma lata de energético antes de ir para o colégio.

Em setembro de 2009, já duas cadeias de supermercados na Suécia baniram a venda de energéticos para consumidores com menos de 16 anos. Mais uma vez, a decisão baseou-se nas preocupações de que esse tipo de bebida poderia causar hiperatividade ou servir como porta de entrada para o consumo excessivo de álcool.

As fabricantes de bebidas energéticas não se pronunciaram sobre o assunto.

Saiba mais aqui.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s