Como a alimentação afeta os comportamentos

D.R.

D.R.

Uma equipa de investigadores, que integra um português, descobriu uma nova forma de estudar os efeitos que cada nutriente dos alimentos tem no cérebro e no comportamento.

Diz-me o que comes, dir-te-ei como pensas e ages! O “novo método”, pulicado na revista científica Nature Methods, estabelece uma forma de controlar a composição nutricional da comida ingerida pela mosca da fruta, uma investigação conjunta da Fundação Champalimaud (Portugal), da University College London, da King’s Collegge London, da University of Michigan e do Max Planck Institute.

“A comida que ingerimos afeta todos os aspetos da nossa vida, incluindo o envelhecimento, a fertilidade, a esperança de vida, o estado mental e o comportamento”, explica o cientista Carlos Ribeiro.

Ao nível molecular, a composição da comida é de uma complexidade que torna difícil compreender quais são os nutrientes capazes de afetar o bem-estar. Com este novo método de análise vai ser possível estudar cada nutriente, de forma isolada, e perceber como cada um afeta os vários aspetos da vida. “Analisámos o efeito que essa dieta tem no comportamento. Quando se tiram as proteínas, o comportamento muda completamente, por exemplo”, indicou.

Os investigadores criaram uma comida artificial, que tem a mesma qualidade do que a comida normal para as moscas. Sendo artificial, é possível retirar os componentes desejados para saber como influenciam o comportamento.

Esta comida artificial permite ainda que as diferentes equipas de investigadores internacionais possam usar a mesma formulação – o modelo da mosca da fruta – de forma a engrossar o conhecimento adquirido.

O investigador Carlos Ribeiro adiantou ainda que outras equipas de investigação estão a estudar o efeito dos nutrientes na longevidade ou nas células estaminais.

Com Lusa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s