Ler os rótulos com o Semáforo Nutricional

D.R.

D.R.

Estudo da revista Appetite reforça que a rotulagem nutricional deverá ser gráfica, simples e que permita fazer comparações. Só assim os consumidores mudarão de comportamentos.

Um pacote de bolachas ou o outro? Esta ou aquela lata de cogumelos laminados? O preço é quase sempre o fator que determina a escolha. Mas se tomarmos consciência de que um dos produtos tem mais sal ou açúcar que o outro, isso não interferiria na sua escolha?

A informação nutricional é a ferramenta que os consumidores têm à disposição para fazerem as escolhas nutricionalmente mais equilibradas. Contudo, esta nem sempre é fácil de perceber.

Perante este cenário, a equipa liderada pela investigadora Erica van Herpen, da Universidade de Wagening, na Holanda, desenvolveu um estudo e conclui que apenas uma rotulagem empírica e acessível poderá ajudar realmente os consumidores a fazerem escolhas informadas.

Depois de comparem diferentes modelos de rotulagem – tabelas nutricionais, Dose Diária Recomendada (DDR), semáforo nutricional, logos – chegaram à conclusão que apenas o semáforo nutricional permite cumprir os três objetivos da rotulagem: Comparar diferentes categorias de produtos; comparar produtos de diferentes categorias; analisar isoladamente ou comparar com outro produto qualquer. As cores – vermelho, amarelo, verde – são assim facilmente interpretadas por todos os consumidores que ficam assim aptos a poder comparar.

O Semáforo Nutricional foi desenvolvido pela Food Standards Agency (FSA), com o objetivo de auxiliar os consumidores a efetuarem escolhas alimentares mais saudáveis.
Em Portugal, apenas a cadeia de supermercados Continente aderiu ao sistema do Semáforo Nutricional. O que ainda prevalece na generalidade dos produtos alimentares no mercado nacional é a Tabela Nutricional, em que o consumidor deve comparar valor nutricional apresentado por 100 g/ ml do alimento.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s